Vários fatores garantem a qualidade dos serviços TOXIKÓN:

 

Pessoal qualificado e treinado

A equipe técnica da TOXIKÓN Saúde Ocupacional é composta por químicos e técnicos químicos formados que atuam sob a orientação de uma diretoria formada por higienistas, toxicologistas e bioquímicos.

Nos assuntos de estratégias de coleta e planejamento de avaliação ambiental, o Prof. Dr. Sérgio Colacioppo está a testa de qualquer atividade executada.

Na área analítica a supervisão está a cargo do Dr. Daniel Anami que participa ativamente de todas as padronizações e validações dos métodos e acompanha todas as análises realizadas.

Na interpretação de resultados e quando uma avaliação biológica se torna importante, o Prof. Dr. Henrique Vicente Della Rosa é também consultado.

 

 

Equipamentos e aparelhos específicos

Além do instrumental básico, a TOXIKÓN Saúde Ocupacional possui diversos instrumentos modernos e comprovadamente eficientes como:

  • Cromatógrafos a gás (CG) com diversos tipos de colunas empacotadas e capilares e detetores de captura eletrônica e ionização de chama;
  • Cromatógrafos líquidos de alta resolução (HPLC) com amostradores automáticos e robotizados;
  • Espectrofotômetros de absorção atômica (EAA) com forno de grafite e amostradores automáticos;
  • Balança analítica com precisão de 0,00001g.

Aparelhos e instrumentos possuem um rígido controle técnico com contratos de manutenção preventiva e corretiva mantidos com firmas capacitadas, de forma a garantir que os mesmos mantenham sempre seu desempenho.

 

Técnicas e métodos padronizados e validados

Todos os métodos empregados para análise são baseados em critérios reconhecidos internacionalmente. A validação das técnicas é feita de acordo com protocolos padronizados, tendo os parâmetros de eficiência e estabilidade perfeitamente definidos, inclusive com a utilização de atmosferas-padrão geradas dinamicamente no laboratório: um serviço único no país!

 

Programas de controle de qualidade

A TOXIKÓN Saúde Ocupacional participa dos seguintes programas internacionais de controle de qualidade em bases regulares:

  • 3M: programa abrangendo todos os laboratórios fora dos Estados Unidos que analisam dosímetros da 3M. Direcionado a solventes orgânicos e coordenado pelo laboratório da matriz (3M OH&ESD, St. Paul, MN)
  • INSHT / Espanha: instituição de pesquisas na área ocupacional ligada ao Ministério do Trabalho espanhol. Um total de 22 laboratórios, dentro e fora da Espanha participam deste controle, em base trimestral, para análise de solventes em tubos de carvão. Ligado ao PAT (Proficiency Analytical Testing Program) da AIHA (American Industrial Hygiene Association).

Visando fornecer resultados consistentes ao longo do tempo, os laboratórios da TOXIKÓN Saúde Ocupacional são operados dentro das normas ISO (Guide 25). Portanto, todos os procedimentos de calibração, aferição, manutenção e documentação de análises são controlados e registrados. Periodicamente o laboratório é submetido a auditorias de higienistas das unidades locais e das matrizes de vários clientes.

 

Sistemas de documentação e arquivo adequados

Todos os relatórios de resultados são acompanhados de tabelas de limites brasileiros (Quadro I do Anexo 11 da NR-15) ou do exterior (TLV's da ACGIH, PEL's da OSHA, MAK/TRK's da Alemanha e em alguns casos REL's do NIOSH ou WEEL's da AIHA).

A documentação dos processos operacionais, analíticos e administrativos é normatizada e prioritária. Todas as solicitações, resultados, rotinas, não conformidade, etc. são devidamente documentadas em sistemas informatizados. Esta documentação permite o rastreamento de uma análise muito tempo após a execução.

Cópias (back up) de segurança contendo todos os dados são mantidas em locais seguros:

  • Relatórios de análises e cromatogramas (papel) durante no mínimo 5 anos;

Resultados de análises e laudos de avaliação ambiental:

  • 1 cópia em papel durante no mínimo 5 anos;
  • 1 cópia em mídia magnética ou moderna mídia óptica (CD-ROM) pelo prazo de duração da mídia.

 

Proximidade, convivência e agilidade com o cliente

Nas suas atividades profissionais e sempre dentro dos princípios éticos e técnicos mais corretos, a TOXIKÓN Saúde Ocupacional faz todos os esforços para que seu trabalho seja realizado de forma coordenada com os anseios de cliente, procurando ser um parceiro na solução dos problemas de exposição ocupacional a agentes químicos.

 

 

Joomla Templates by Joomla51.com